Antes de irmos para nosso texto vou fazer uma pergunta: o que vocês entendem quando digo nós não somos daqui?

1.Ped 2[9] Vós porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
No verso 9 a muitas coisas a se destacar sobre o povo de Deus.

}1. Raça eleita
Somos um povo eleito por Deus desde a fundação do mundo..

Efe 1. [4] assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor [5] nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade.

}2. Sacerdócio real
O sacerdócio universal dos crentes não quer dizer que você é sacerdote de si próprio. Mas que todo cristão é sacerdote de alguém, e somos todos sacerdotes uns dos outros.
E o nosso reinado com Cristo: Todo cristão é um sacerdote em virtude de seu batismo.
Esse sacerdote deriva diretamente de Cristo: “Somos sacerdotes como ele é
Sacerdote, filhos como ele é Filho, reis como ele é Rei”.
Lutero baseou sua afirmação de que todos os cristãos são sacerdotes no mesmo grau em dois textos do Novo Testamento:

Apo 1.[6] e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!

O sacerdócio de todos os cristãos é tanto uma responsabilidade quanto um privilégio, um serviço tanto quanto uma posição.
Nossa unidade e igualdade em Cristo é demonstrada por nosso amor mútuo e nosso cuidado uns pelos outros. “O fato de que somos todos sacerdotes e reis significa que cada um de nós, cristãos, pode ir perante Deus e interceder pelo outro. Se eu notar que vocês não têm fé ou têm uma fé fraca, posso pedir a Deus que lhe dê uma fé sólida.”

Tudo isso implica que ninguém pode ser um cristão sozinho. Assim como não podemos nascer de nós mesmos, ou batizar a nós mesmos, da mesma forma não podemos servir a Deus sozinhos.

}3. nação santa
Como nação santa, povo de Deus nada mais natural de que sermos santos como Nosso Deus é, e isso Deus deixa claro e exige que seu povo seja santo.

1. Ped 1.[14] Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; [15] pelo contrário, segundo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmo em todo o vosso procedimento, [16] por que está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.

Lev 11. [44] Eu sou o SENHOR, vosso Deus; portanto, vós vos consagrareis e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contamineis por nenhum enxame de criaturas que se arrastam sobre a terra.
[45] Eu sou o SENHOR, que vos faço subir da terra do Egito, para que eu seja vosso
Deus; portanto, vós sereis santos, porque eu sou santo.

Lev 19.[2] Fala a toda a congregação dos filhos de Israel e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR, vosso Deus, sou santo.

Nestes textos expostos deixa claro que Deus É SANTO e exige que seu povo seja santo também, dai nossa busca diária pela santificação, se você não busca cada dia abandonar pecados e se santificar repense se você é um cristão, e se você mesmo faz parte do povo de Deus.

“A Santidade É a Única Coisa Que Nos Distingue dos ímpios. O Povo de Deus Tem Seu Selo.”
Thomas Watson

}4. povo de propriedade exclusiva de Deus

Veja como somos amados por Deus, como seu povo a ponto de sermos chamados
“Propriedade exclusiva de Deus”
Como propriedade de Deus não tem minha vontade, mas a vontade de nosso proprietário, Deus.
Por isso oramos “seja feita a tua vontade”
não tem meu querer, não tem eu determino, ordeno, não aceito. Mas qual a tua vontade meu Deus, qual o Teu querer, quais suas ordens.

Det 7.[6] Porque tu és povo santo ao SENHOR, teu Deus; o SENHOR, teu Deus, te escolheu, para que lhe fosse o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra.

Este verso de Deuteronômio resume todo 1 Pedro 2.9. Veja.
> Porque tu és povo santo ao SENHOR, teu Deus; (Nação Santa)

> o SENHOR, teu Deus, te escolheu, (raça eleita)

> para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra. (Povo de propriedade exclusiva de Deus,)

Vejamos mais um pouco sobre este Deus que elege um povo para ser exclusivo dele.

Tito 2. [12] educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente.
[13] aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus,
[15]o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.

Ok, sabemos que somos
Raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus. Pra que? Para qual fim?
O versículo mesmo responde: “a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”

Proclamar a virtude de quem? Jesus Cristo.
Virtudes de Jesus Cristo não é somente o que Cristo faz mas o que ele É. Resumindo o que a Bíblia diz que ele é.

Portanto se somos povo de Deus nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, e o Reino de Deus não é aqui é óbvio que não pertencemos a este mundo.

Fil 3.[20] Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o
Senhor Jesus Cristo.
todos nós vivemos aqui mas não somos deste mundo.
Somos um povo em terra estranha. Peregrinos apenas de passagem. Nossa pátria não está aqui, porém há muitos cristãos vivendo apegado a esta terra.
Que dão pouca importância para as coisa lá do alto, mas se afadigam, se matam por coisas terrenas, e superficiais.

“ Busquem a Felicidade Em Cristo e Só Nele. Cuidem- se de não se apegar ao pó. Essa Terra Não é o Destino de Vocês”.
John Wesley

Exame sua vida procure ver se você se parece com este mundo e seus costumes ou com o povo do reino de Deus?
O que mais ocupa seu coração e sua mente as coisas do mundo ou as coisas de Deus?

Conclusão :

Por mais que não pertencemos a este mundo, não fomos colocados aqui sem propósito algum, para ficar de braços cruzados esperando Cristo vir nos buscar. Temos trabalho a fazer, uma missão a cumprir, como igreja e membro.

Apesar de estarmos no mundo em terra estranha, Cristo não nos deixou órfão ele prometeu nos guardar, e proteger para que possamos perseverar.
João 17. [12] Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura. [13]Mas, agora, vou para junto de ti e isto falo no mundo para que eles tenham o meu gozo completo em si mesmo.

Joa 17. [14] Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou. [15] Não peço que os tires do mundo, e sim que os guarde do mal.
[16] Eles não são do mundo, como também eu não sou.
[17] Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

Aqueles que são cidadãos do reinos do céu guardam as Palavras de Cristo e por guardar são odiados pelo mundo como o (v 14) diz
(Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou,) todo discípulo de Cristo que guarda a sua Palavra e prática se torna inimigo do mundo, essa é uma das marcas do verdadeiro Cristão ser odiado pelo mundo.

Cristo repete duas vezes:
[porque eles não são do mundo, como também eu não sou.] A outra no (v 16) Porque os seus discípulos não são deste mundo, se somos discípulos de Cristo, povo de Deus, nós não pertencemos a este mundo. Jesus ainda diz “[16]. Eles não são do mundo, como também eu não sou.”

Por fim Cristo é quem nos santifica na verdade, na sua verdade que é a Palavra de
Deus, por isto a santificação é a marca do povo de Deus.
A nossa cidadania está nos céus de onde esperamos ansiosamente o SENHOR JESUS CRISTO

Vimos que Cristo mesmo diz que os seus não pertencem a este mundo, como [1 Pedro 2.9] povo de propriedade exclusiva de Deus e [Filipenses 3.20] onde nossa pátria é celestial.

Cristo nos deixou uma missão não estamos aqui a toa, Cristo nos enviou ao mundo para levar aos perdidos a verdade, A Palavra da Verdade, o Evangelho.
Joa 17. [18] Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. [19] E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade. [20] Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vieram a crer em mim por intermédio da sua palavra;

No (v18) vemos que Cristo nos envia ao mundo portanto quem nos santifica é Cristo.
Por fim vemos Cristo roga não só pelos seus discípulos que já creram, mas também pelos que creram depois por intermédio da palavra de Deus. Nossa missão é levar a Palavra aos eleitos que estão no campo.
Pois é chegado o tempo de colheita.
Joa 4.[33] Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para ceifa.

Os eleitos estão no mundo prontos a espera da chegada da Palavra da Verdade o
Evangelho, muitos estão em igrejas hereges, seitas cegos, esperando pela Palavra de
Deus verdadeira para tirar as escamas do falso evangelho. Por isso Cristo nos manda : Mat 28. [19] Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; [20]ensinando -os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Cristo não só nos deu a ordem de ir, batizar em nome da Trindade mas ensinar a guardar (v20)
(ensinando -os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.) A guardar a
Palavra de Deus, a verdade que Cristo nos deu. Joa 17. [14] Eu lhes tenho dado a tua palavra,

Lembremos sempre. Da nossa missão e que
Somos Peregrinos e Forasteiros Este Não É o Nosso Lugar.
“ Nossa Pátria está Nos Céus. Fil 3. 20”

Dai me Senhor um coração incansável e um espírito inabalável [SAL 51.10]