Essa semana através das redes sociais descobri o videoclip “This is America” do famoso cantor Donald Glover. É um video animal! Surpreendente! Não tão complicado de entender, mas quando se entende as correlações dos clipes com as eventuais referências, o resultado é muito estarrecedor.
Porém embora até as criticas sejam muito construtivas, creio que Donald esteja olhando de forma muito incompleta e dando uma critica meio vazia pelo ambiente cultural devastante que não só a America, mas todos os países produzem.
Me parece uma critica que tenha um fundamento fraco e logo não alicerça uma solução. Não querendo desmerecer sua ideia (que foi boa para muitos pensarem o seu estado de pensamento), mas de acordo com a verdade absoluta que é o evangelho, sabemos que não é só racismo que é errado … não é a questão do armamento, não é questão de ver uma bagunça camuflada e se incomodar com tudo isso. A solução é enxergar algo muito mais profundo que esses temas. A solução é entender o que faz com que isso tudo seja produzido.
E a resposta mais clara através da verdade absoluta é a nossa condição humana, nossa “carne”… o que nos motiva a fazer o mal que fazemos.
Isso ninguém quer falar, e é disso que devemos abordar. Isso não é a América, Europa e muito menos o Brasil. Isso é o pecado. Fomos destituidos da Glória de Deus e hoje somos só um reflexo, somos partes, somos fragmentos da santidade e do amor de Deus.
Realmente, não podemos permitir a ideia de achar que o erro se resume em fragmentos do pecado … mas na totalidade dele e que ele produz muito mais do que o clip diz.
Se você não é cristão e acha que estou falando besteira e sou fascista. Ignore este texto em vez de me xingar, mas se você é cristão de fato … relembre que as boas novas é um clip relembrando que essa é a minha e a nossa vida e não só a America, que isso é um lembrete a (como o Donald fala) não dar mole nesta terra.
Muito bom! Deus continue abençoando vida através de reflexões como estas!
Já assisti esse clip várias vezes, como educadora indiquei para os profs de História e Geografia trabalharem o tema em sala de aula. Como cristã, concordo sobre o quanto toda a violência humana é provida do pecado. O clip faz referências a extremos humanos, retrata o que na Palavra diz sobre todo o mal absurdo a qual estaremos enfrentando quanto mais próxima a vinda de Jesus Cristo. Se esse clip, mesmo que visto por alguém que não busque as referencias norte-americanas que possue, já despertar o nojo do pecado, já valeu a pena. Ótimo artigo! Deus continue te abençoando!
É verdade, Helen!
Se o pessoal perceber o nojo disso, já entendera bastante coisa.
Não precisa desmerecer uma arte fantastica como essa para falar sobre pecado. O cristão sabio é aquele que vê Deus se manifestando em produções artisticas sim! O clip não fragmenta nada, ele é feito de uma perspectiva não cristã, e aborda o caos da sociedade e não apenas o caos, mas o caos silenciado pela midia e nossas consciencias muita das vezes dormentes.
Alexsandra,
Entendi o que você quis dizer, mas o texto não desmerece o vídeo do Glover. Não estou falando que o Glover está errado, mas que ele esta equivocado. E sim … ele fragmenta o contexto em que o homem acha que tudo que tem dado errado é culpa da minoria da classe e não de algo em si, ou seja … o pecado. Schaeffer trabalha muito com esse modelo de apologética, não dizendo que alguém esta totalmente errado … mas que está equivocado e dando verdade a algo incompleto. Seus trabalhos mais críticos e positivos são os que ele aborda o evangelho através da arte e o quanto o homem produz coisas bonitas, mais vazias.
Forte Abraço e fique na paz 🙂