Review – A filosofia Cristã da Alimentação

Confesso que quando recebi esse livro fiquei muito instigado a lê-lo, o nome me prendeu, me chamou a atenção, já que amamos filosofia, e amamos comer.

No Livro “A filosofia Cristã da Alimentação, Peter Bringe abrange vários aspectos relacionados a alimentação, da saúde
à economia, da  cultura à criação.

O autor em todo o seu texto, visa o assunto de acordo com as lentes das Escrituras. Ao falar sobre relação da Alimentação e Saúde ele mostra a importância dos vegetais na base da nossa alimentação, quando nossa cultura moderna é análoga a isso. Ele mostra que a comida não só serve para saúde, mas, que ela fala muito a respeito do que pensamos, sentimos e fazemos. Lidando com nossas emoções e personalidade, fazendo parte de uma cultura. E alguns podem pensar que a comida é apenas um meio de sobrevivência, e que a apreciação da comida, dado ao prazer físico que traz, é inconveniente para o cristão. Pelo contrário, devemos louvar a Deus por nos conceder alimentos saborosos, agradáveis e belos (apreciação da beleza de um magnífico prato). O próprio autor, nos lembra que se somos cristãos, comeremos para a Glória de Deus com ações de graças a Ele.

 

Ele explica de forma sensacional a relação da alimentação com o industrialismo, a chamada comida pop, repleta de sais e açúcares como os fast food. Bringe faz uma alusão com a música pop em comparação com a música de Bach e Händel “Depois de nos acostumarmos com a música pop, ouvir Bach parece entediante, difícil e desagradável, como comer vegetais”. Logo, para retornar ao processo de uma alimentação saudável à base de vegetais, sempre é tortuoso. Como a comida pop é mais prática desde seu modo de preparo, quanto a rapidez de seu consumo, esse livro trata do ato de cada refeição ter seu valor, principalmente o que nos acompanha nas refeições diárias. Pois a maioria das rotinas atualmente nos levam a uma alimentação isolada, sem desfrutar de uma companhia familiar. O autor diz que: “A família deveria desfrutar de uma pausa no dia de trabalho e ter agradável comunhão ao redor da mesa, discutindo as lições e os desafios do dia. A comida inspiraria a atmosfera de ordem e amor familiar que cresceria e se desenvolveria no restante da vida. Quanto mais bela a refeição, mais bela será a experiência da comunhão. Quanto mais bela a refeição, de modo mais pleno podemos dar glória a Deus e desfrutar dele e de sua perfeita beleza.”

Quanto a criação, o autor leva-nos a pensar sobre o planejamento de Deus em cada planta, que precisasse crescer e sobreviver sob diversos climas e condições de pestes, doenças, solos e polinizadores. Uma das ferramentas da nutrição é analisar e estudar o alimento e a forma como nosso corpo interage ao ingeri-lo. E estudar tudo isso é um benefício, visto pois que Deus decidiu os nutrientes que cada tipo de comida deveria nos fornecer, e todo mecanismo bioquímico e fisiológico do nosso corpo, ao receber cada nutriente. É fascinante descobrir os atributos divinos em cada alimento, a soberania e a criatividade infinita de Deus são vistas no notável projeto da criação como diz em Romanos 1.20 “Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis”

Ao falar de diversos assuntos relacionados a alimentação o autor se vê conectado a todos, e que ainda poderia falar muito mais sobre cada um deles.

Peter conclui o livro dizendo que: ”Deus é todo-poderoso e bom. Ele nos proveu com ótimos alimentos para serem explorados e aproveitados, e ele nos deu a maneira de desfrutá-lo. Oh, povos da terra, ‘provem, e vejam como o Senhor é bom’ (Sl 34:8). Atribuímos glória e honra a Deus por quem ele é e pelas maravilhosas obras com que ele tem nos abençoado, e sejamos sempre gratos por suas bênçãos. Que o amemos e comamos à sua maneira, por seu poder, e para sua glória.”

Recomendaria este livro? Com toda a certeza, esse livro (na minha opinião) é ideal pra você, que assim como eu quer glorificar a Deus em tudo, até na alimentação.

Título: A filosofia Cristã da alimentação
Autor: Peter Bringe
Publicado: Editora Monergismo
Enviado: Box Leitor Monergismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *