Árvores

“Ele é como árvore plantada junto a correntes de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.” – Salmos 1.3

 

O primeiro capítulo do livro de Salmos nos deixa uma mensagem edificante e prática. Ele fala da vida do justo em contraste com a do ímpio, mostrando as diferentes formas de agir do homem bem aventurado e do ímpio. Esse capítulo traz uma mensagem muito importante para nós que cremos no Filho de Deus.

Especialmente no capítulo 3, o salmista faz uma metáfora cheia de significados importantes para a vida prática do cristão. O escritor desse salmo, compara o homem justo com uma “árvore plantada junto a correntes de águas”; o que significa isso? Pense comigo em uma árvore que está plantada do lado de um ribeiro de águas, que nunca para de correr, alimentando assim a árvore direto, sem parar. Essa árvore nunca para de receber água em suas raízes, ficando assim sempre muito bonita, verdinha, e seus frutos são com certeza os melhores e mais saborosos; tudo isso porque a árvore nunca para de receber “água” em suas raízes.

Isso tem um significado maravilhoso para nós que já fomos regenerados pela maravilhosa graça de Deus. Nós que fazemos parte do corpo de Cristo, seremos como essa árvore se nunca pararmos de buscar do Senhor e da sua Palavra. Somos a “árvore” e Cristo é a “corrente de águas” que nos alimenta. Jesus disse a mulher samaritana: “Eu sou a fonte de água viva”– João 4. Árvores bonitas, verdes, com frutos  bons e que nunca secam as folhas, assim seremos se for Cristo a nossa fonte de água viva.

Árvores fazem a diferença no planeta, elas são uma riqueza para o mundo. Assim como elas fazem a diferença, também nós que somos de Cristo devemos fazer a diferença nesse mundo. Afinal, Ele, o próprio Cristo disse: “Vós sois o sal da terra”. O sal faz a diferença em uma comida; a árvore faz a diferença na natureza; e nós devemos ser luz e sal, fazendo a diferença onde estamos.

Árvores plantadas a beira da corrente de águas vivas que é Cristo, assim devemos ser!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *