Agora já não há condenação, mas é necessário mudança.

Segue crescente em nosso meio a tentativa de convencer que não haverá condenação ou frutos pelos pecados praticados nessa vida, mas isso não é uma verdade em nosso meio.

Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus , porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte. ‘
Romanos 8:1-2

Estaria dizendo então que a bíblia está mentindo? Claro que não, este verso deixa explícito que o sacrífico de Jesus livrou-me da lei do pecado e da morte, mas não me livrou das consequências que terei sobre meus erros.
Se alguém lhe disser que a graça permite que você peque a vontade e que é só se arrepender depois, duvide muito dos conselhos dessa pessoa e duvide mais ainda de você se isso lhe soar bem aos ouvidos, talvez sua ilusória conversão esteja lhe conduzindo ao inferno mais rápido do que pensa.

‘Porque, aquilo que a Lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne , Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado . E assim condenou o pecado na carne, ‘
Romanos 8:3

Sem dúvida alguma somos incapazes de cumprir a lei por conta dos pecados acumulados em nossa natureza por conta dos nossos antepassados e por conta de nossa incapacidade, foi enviado o Messias, semelhante a nós em natureza humana e sem pecado algum, substituiu de uma vez por toda o sacrifício de animais e proveu o sacrifício remidor e suficiente por todos nossos pecados, nos livra da morte eterna, mas não das consequências.

‘Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo. ‘
Romanos 8:5-7

É necessário fazer o que está descrito no cap. 12 e verso 2 ainda no livro de Romanos:

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:2

Mudar de mente, transformar, deixar para trás todo embaraço e sujeira da antiga natureza e por que? Não por medo das consequências do pecado, mas pela terrível e assustadora verdade que vêm no verso que continua o texto dessa reflexão:

‘Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. ‘
Romanos 8:8

Quão grandiosa será nossa mudança se todos os dias ao acordar lembrássemos deste pequeno verso. Quando tenho inveja não agrado a Deus, quando minto não agrado a Deus, quando adultero não agrado a Deus, quando faço tudo o que desejo não agrado a Deus, é necessário repetir as palavras de João Batista:

É necessário que ele cresça e que eu diminua.
João 3:30

Dia após dia devemos perseverar em ser pessoas melhores não segundo o nosso conceito do que é certo ou errado, mas segundo o que as escrituras nos dizem, meditar dia e noite na palavra e praticar.

‘Mas, agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador. ‘
Colossenses 3:8-10

Vamos largar todo embaraço da velha natureza, toda imoralidade e coisas que não agradam a Deus, para nos revestir dia após dia com o caráter do nosso Criador, porque embora não tenha mais condenação, ainda é necessário a mudança.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *