Uma Carta Cheia de Graça: A Graça de Prosseguir para o alvo em Cristo Jesus

Série de estudos em Filipenses.
(Filipenses 3)

“Finalmente, meus irmãos, alegrem-se no Senhor! Escrever-lhes de novo as mesmas coisas não é cansativo para mim e é uma segurança para vocês.”

Filipenses 3:1

Paulo mais uma vez exorta a igreja a se alegrar em Cristo, e acrescenta que é para a segurança do povo filipense. O apóstolo se alegrava no Senhor mesmo estando preso, pois sabia que Cristo era soberano sobre sua vida, e era exatamente o sentimento que Paulo queria passar para aquele povo. Logo em seguida no capítulo 2, o apóstolo alerta os filipenses contra aqueles que praticam o mal, e Paulo se preocupava  com as armadilhas que poderiam vir sobre a igreja, por isso Paulo deseja tanto que aquele povo se alegre no Senhor. Quando nos alegramos no senhorio de Cristo, temos a graça de descansar na soberania de Cristo.

Paulo revela que os verdadeiros díscipulos de Cristo, servem a Deus no espírito, gloriam-se em Cristo Jesus, e não confiam na carne. Pois Paulo sabia que a carne não o levaria até ao alvo, em Cristo Jesus.

“Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo.
Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo”

Filipenses 3:7,8

O apóstolo Paulo considerava as coisas terrenas como perda, e pela graça de Deus foi levado a confiar no senhorio de Cristo, Paulo se conformou com a morte para as obras terrenas, e para a ressureição que há em Cristo Jesus.

Paulo prosseguiu para a cruz de Cristo, ele sentia no coração o desejo de completar os propóstios que Deus tinha para a sua vida. E no capítulo 13, Paulo exorta aqueles que alcançaram a maturidade a seguir a cruz de Cristo e viver sua verdadeira ressureição, e aqueles que ainda não alcançaram, Deus iluminará e esclarecerá.

Por fim, Paulo exorta a igreja a serem modelos, unidos em um só propósito, através do discipulado em Cristo Jesus.

“Pois, como já lhes disse repetidas vezes, e agora repito com lágrimas, há muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo.
Quanto a estes, o seu destino é a perdição, o seu deus é o estômago e têm orgulho do que é vergonhoso; eles só pensam nas coisas terrenas.
A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo.
Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, para serem semelhantes ao seu corpo glorioso.”

Filipenses 3:18-21

Que a nossa oração seja para que Deus nos dê graça para que tenhamos o desejo de o conhecer cada vez mais, e seguir sua cruz para que possamos prosseguir para o alvo que se concretizará na eternidade.

Que Deus abençoe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *