O que esperar quando se está esperando?

“Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.” Isaías 40:31

A Bíblia está repleta de exemplos de pessoas que esperaram em Deus e foram honradas e, ao contrário do que possa pensar, nenhum dos exemplos que vou citar aqui tem relação com esperar por um pretendente, mas tem relação com a fé.
Noé, como é retratado em Gênesis, foi avisado por Deus que logo Ele extinguiria a raça humana da face da Terra e ordenou a Noé, homem de fé, que construísse uma arca para ele e sua família.

A Bíblia não fala exatamente quanto tempo Noé ficou construindo a arca porém, imagina-se que, para comportar um casal de cada criatura e sua família, deveria ser uma enorme construção que levaria anos para ser concluída mas Noé a executou da forma que Deus ordenara porque ele tinha fé, passou anos e anos esperando o dilúvio e escutando as zombarias de seus vizinhos que não acreditavam nessa promessa e tendo sua paciência sendo colocada a prova.

Entretanto, porque ele esperou em Deus, conseguiu salvar a si mesmo e a sua família.

Davi foi ungido pelo profeta Samuel sob a ordem do próprio Deus para assumir o trono sendo o sucessor de Saul mas, durante sete anos de sua vida, foi obrigado a fugir do rei para que o mesmo não o matasse. A angústia e o sofrimento de Davi são quase palpáveis ao ler alguns salmos porém, mesmo diante de toda a provação, Davi teve fé e esperou no Senhor, foi considerado o “homem segundo o coração de Deus” e teve tamanha honra que o próprio Jesus era chamado de Filho de Davi.

José foi vendido como escravo por seus próprios irmãos que o detestavam o repreendiam em tudo quanto podiam, foi escravizado e até jogado na prisão sob falsas acusações feitas contra ele, sofreu grandes injustiças em sua vida mas, Deus sempre honra aqueles que o adoram e, quando o faraó teve um sonho que nenhum de seus magos pôde interpretar, lembraram-se de José, que o fez com todo o entendimento e capacidade concedida por Deus e à ele foi dado o título de governador do Egito e outras mordomias pois ele teve fé e esperou em Deus.

Durante séculos o nosso criador tem cumprido com suas promessas para aqueles que o amam e o adoram de verdade e, cada vez que nossa fé é provada, Ele nos dá a chance de o conhecermos mais, de crescermos mais N’Ele e de dependermos mais Dele e, acredite: Ele tem planos e promessas incríveis para a nossa vida e as boas novas que Ele tinha em mente quando pensou em nós o fez declarar-nos filhos e filhas, obra-prima do Senhor, só precisamos deixá-lo agir, sermos pacientes e esperarmos Nele.
Poderia citar inúmeros exemplos de pessoas que esperaram no Senhor mas, como o título da reflexão é “O que esperar quando se está esperando”, aconselho-o a esperar aflições, provas, angústias e decepções mas,

“Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião que não se abala, mas permanece para sempre” (Sl 125:1)

e lembrarem sempre que:

“No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo.” (Jo 16:13).

Nós podemos todas as coisas no Senhor pois Dele vem a nossa força, nós só precisamos ter fé.

Um comentário Adicione o seu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *