Verdadeiro Arrependimento

Existe uma frase do Augustus Nicodemus que diz: “Arrependimento não é quando você chora, é quando você muda”.

Quero falar sobre o verdadeiro arrependimento. Lágrimas de crocodilo é uma expressão idiomática que aponta para o choro falso. Esta expressão é conhecida no nosso cenário, pois o crocodilo, ao se alimentar, pressiona a presa em sua mandíbula a ponto de comprimir as glândulas lacrimais e derramar lágrimas, então, enquanto o crocodilo está devorando a sua caça, ele também está chorando.
Existem aqueles que dizem estar arrependido dos seus erros, até mesmo choram, mas na sua vida não há mudança, logo, fica evidenciado através desta atitude que não houve genuíno arrependimento. Com isto, queremos dizer que o verdadeiro arrependimento, segundo a Bíblia, vem de Deus e nos leva para o caminho de vida eterna.

Conversão tem dois sentidos, um positivo e outro negativo. O positivo é quando o homem coloca sua fé em Deus e o negativo é quando há tristeza pelos pecados cometidos; e a junção destas duas realidades nos leva a conversão, mudança de atitude.
No cenário evangélico nacional, encontramos aqueles que se dizem cristãos, mas não mudam de vida, logo, a conversão não é perceptível e o arrependimento não é verdadeiro. Joel Beeke disse que o Espírito Santo trabalha no homem produzindo o verdadeiro arrependimento que se evidencia em lamento, confissão, abandono do pecado e clamor por misericórdia. Portanto, arrependimento é muito mais profundo do que pedir desculpas ou chorar, antes, é a tradução do amor restaurador do Pai em ação de transformação de vida.

Que o Eterno nos conceda um coração redirecionado para vida através do arrependimento. “Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados” Atos 3:19.

3 comentários Adicione o seu
  1. Mensagem muito edificante.
    O choro e a tristeza podem ser apenas por remorso, mas a mudança de atitude é que mostra o verdadeiro arrependimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *