Mate o Pecado ou ele Matará Você!

Mate o Pecado ou ele Matará Você!

Pra começarmos vou fazer duas perguntas.
1. Vocês se consideram filhos de Deus? Se sim, porque?

2.você tem vivo de fato como um filho de Deus deve ser?

Alguns de vocês podem me dizer o que é PECADO?
De acordo com o “Breve Catecismo de Westminster,
pergunta: 14. Que é pecado?

Pecado é qualquer falta de conformidade com a lei de Deus, ou qualquer transgressão desta lei. “
Pecado não é só transgressão da lei De Deus, mas também é não fazer o que Deus ordena.

A Bíblia nos ensina tanto o que é pecado, como também como prevenir ou evitar o pecado.
A bíblia possui muitos avisos feitos por Deus para o homem, possa se sair bem nas suas vidas e principalmente na salvação das suas almas.

2 Tim 3. [14]. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste [15]. e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar- te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.
[16]. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, [17]. a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para boa obra.

Porque a bíblia é inspirada por Deus, e é a própria Palavra de Deus que nela podemos encontrar
Instruções do pecado e de todos os males que nos cercam,
Por isto ela tem total autoridade para nos ensinar, repreender-nos, nos corrigir e nos educar. Tudo isto para nós torna perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

Col 3. [1]. Portanto, se foste ressuscitado juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. [2]. Pensão nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; [3]. porque morreste, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.
[4]. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.

Nesta primeira parte de “Colossenses 3.1-4″ Paulo trata do novo homem, da nossa união com Cristo, porque quando Cristo morreu nosso velho homem também morreu. Quando Cristo ressuscitou ressuscita-nos com ele. No versículo 4, Paulo diz que quando Cristo se manifestar em gloria nos também seremos manifestado juntamente com Ele.
Paulo nos diz ” Se fostes ressuscitados juntamente com Cristo,.. Buscai as coisas lá do alto,”. Ele continua ” pensai nas coisas do lá do alto”
(Pensar e Buscar >>> As coisa lá do alto é: buscar o Reino De Deus e a sua Justiça, e pensar nisto.)

Col 3. [5]. Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejos malignos e a avareza, que é idolatria; [6]. por estas coisas é que vem a ira de Deus [ sobre os filhos da desobediência]. [7]. Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas. [8]. Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. [9]. Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com seus feitos [10]. e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou, [11]. no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita , escravo, livre, porém Cristo é tudo em todos.

Nesta segunda parte de “Colossenses 3.5-11” Paulo nos diz que devemos matar nossa natureza pecaminosa

(Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena:)
Antes de matar esta natureza é necessário primeiro Ressuscitarmos com Cristo Col 3.1 somente depois buscar e pensar. Antes de pensarmos em vencer nossos vícios pecaminosos e práticas que tentamos parar nas nossas vidas mas não conseguimos, é importante estar salvos por Cristo e unidos a ele em santificação. Devemos ser novas criaturas, renascidos da água e do Espírito . A partir daí é que poderemos vencer está batalha contra nossa natureza pecaminosa.
Todos nos possuímos esta natureza pecaminosa decaída .

Rom 5.[12]. Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.
Por causa do pecado de Adão todos nos passamos a ser inclinados a todo tipo de pecado.
Se não fosse a graça de Deus estaríamos perdidos, e ate hoje escravizados pelo pecado.
Rom 6.[23]. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Apesar de sermos instruídos a matar esta natureza decaída, não podemos cumprir essa tarefa sozinhos. Temos o Espírito Santo de Deus que nos ajuda Na nossa santificação e nos ajuda a vencer a batalha contra o pecado.

Os pecados que nossa natureza caída é inclinado podemos encontrar em. Mar 7.[21]. Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, [
[22]. a avareza, as malícias, o dolo, a lasciva, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.
[23]. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem.
Podemos ver mais pecados da carne em:

Col 3. [5]. Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejos malignos e a avareza, que é idolatria;
[6]. por estas coisas é que vem a ira de Deus [ sobre os filhos da desobediência].

Todos esses pecados surgem primeiro em seu coração você apenas executa eles, assim consumando com o ato o pecado.
Todo pecado é carnal.
Não se engane todos, todos nos cristãos, professores, pastores, diáconos, presbítero sem exceção, lutam contra o pecado.
Todos nos sentimos essas tentações que nos atraem para essas práticas. Elas falam alto ao nossos ouvidos o problema é levar adiante e consumar o pecado.
Mate o pecado ou ele matará você

Gal 5. [19]. Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia,
[20]. idolatria, feitiçaria, inimizade, porfias, ciúmes, IRAS, discórdia, dissensões, facções,
[21]. Invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.

Esses males são expressões da natureza humana e que no cristão ela deve morrer.
Uma pessoa que se diz cristã, filho de Deus, pratica todos esses pecados descritos em
[Mar 7.21;22/ Col 3.5;6/ Gal 5. 19;20;21]
Conscientes que são pecados e mesmo assim o faz não é cristão muito menos filho de Deus.
Você já parou para pensar quantas vezes praticou conscientemente atos que estão em completo desacordo com a Palavra de Deus? É preciso que você reveja e, se for o caso, refaça a sua vida e o seu relacionamento com Deus, pedindo perdão e não vivendo mais em um estado de rebeldia.
É possível ver os males que o pecado e a rebeldia contra Deus tem causado na nossa sociedade, inclusive até mesmo dentro das nossas igrejas. Os homens têm se desenvolvido muito no campo das artes, ciência, medicina, tecnologia mas não vemos uma volta à vida espiritual, bíblica e moral sadia. Quem de vocês chorou orando pedindo perdão de algum pecado? Quem orou pedindo perdão e logo após orar volto a cometer o mesmo pecado que pediu perdão?

Relembrar:
Ponto 1] O que deve pensar o cristão realmente convertido? “Col 3.1-2”

Ponto 2] Quais atitudes normalmente encontramos naqueles que não conhecem a Deus? ” Col 3. 5;6;7/ Mar 7.21;22/ Gal 5. 19;20;21″

Nesses pecados vivem os filhos da desobediência. Eles são escravos do pecado das paixões da carne. Nos éramos filhos da irá, inimigos de Deus quando estávamos aprisionados pelo pecado vivíamos nestes mesmo pecados já citados.
Col [3]. Ora, nessas mesmas coisas andaste vós também, noutro tempo, quando vivieis nelas.”
Antes de Cristo nos salvar vivíamos escravos do pecado. Mas. Col 3. [9]. Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos [10]. E vos revestistes do novo homem que refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.”
Com Cristo morreu o nosso velho homem Cristo não só nos salvou mas nos libertou do pecado.

“Gal 5.[1]. Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a julgo de escravidão. [21]. E os que são de Cristo Jesus cruficaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. “
Com Cristo FOI crucificado nosso velho eu, portanto é inconcebível. Um cristão ser escravo dos pecados pelo quão cristo Já o libertou.

Ponto 3] Que luta existe em quem conhece a Deus?

Gal 5. [17]. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.”
Vimos que todos pecados são da carne e nascem no coração do homem. Mar 7. [21]. Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os Maus desígnios,

Como vencer esta luta? Gal 5. [16]. Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.
Só poderemos vencer está luta contra o pecado, se depender-nos totalmente de Deus e orarmos a Ele incessantemente pedindo forças do Espírito Santo para lutar contra o pecado, esta labuta contra o pecado só terminará quando Cristo voltar para buscar a sua Igreja e nos sermos glorificados juntamente com Ele tendo um novo corpo glorificado sem pecado até lá essa luta será diária.
“Mortifique o pecado faça disso sua labuta diária sempre, enquanto viver não termine nenhum dia sem lutar continue matando o pecado ou ele o matará. John Owen”

Ponto 4] Responda no seu coração; quem tem vencido na sua vida, a carne ou o Espírito?
( Há três coisas com as quais o homem não deve jamais brincar.
1. Um pouco de veneno,
2. Um pouco de falsa doutrina,
3. E um pouco de pecado. J.C.Ryle)

APLICAÇÃO:
Sem dúvida não é uma luta fácil . estamos num mundo em que os desejos da carne são prioridade N° 1 e nós somos bombardeados por todos os lados.
Se você não tem vivido como um filho de Deus e tem cedido ao pecado arrependa-se ore, peça forças a Deus para lutar contra o pecado. Como filho de Deus e da obediência busque a santidade em sua vida.

1Ped .1.[14]. Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tinhais anteriormente na vossa ignorância; [15]. pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, [16]. Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.

O segredo para vencermos tantas tentações não esta em termos ” pensamentos positivos eu sou forte, eu vou vencer; mas em nos aliarmos a quem nos dá condição de vencer. O apóstolo Paulo mostra como fazer isto.
Gal 5. [16]. Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.

“Simul Iustus et Peccator”
Simultaneamente justo e pecador..Lutero

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *