Onde está o amor ? – Série Amar

Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
1 João 4:7

Há alguns anos vimos no top 10 das baladas americanas a música where is the love (onde está o amor) da banda Black Eyed Peas (BEP) e diante da  mensagem que a música passa, podemos refletir nessa questão de: onde está o amor em meio a tanta tristeza, tantos problemas como a discriminação ou a violência nos nossos dias?

E a resposta se encontra na bíblia quando João, aos cristãos daquela época, diz sobre onde podemos encontrar o verdadeiro amor, mas antes de mostrarmos onde está o amor, gostaria de analisar sobre como o amor se esfria diante do que a música  diz, onde sempre é questionado o racismo, a violência e outros absurdos que acontecem com um mundo onde as pessoas falam de amor, mas nunca demonstram isso com ações e João fala sobre isso :

Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.
Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.
1 João 4:9,10

Quando lemos o que está escrito acima podemos perceber além de onde está o amor, mas o que nos distanciou e nos trouxe o que não é amor  …. Se eles perguntam onde está o amor, talvez não perguntem o que lhe faz o amor sumir e nos versículos acima podemos ter uma resposta exata: o pecado . A proposta da música é ótima ao abrirmos nossos olhos quanto ao amor que praticamos ou enxergamos, mas não seria mais eficaz questionar o que me faz ficar mais longe do amor? Talvez saberíamos como cortar o mal pela raiz e produzir mais deste amor procurado pela música. Nos versículos acima e em toda bíblia podemos ver o pecado nos distanciando do que é o amor que é Deus.

E onde na verdade está o amor? Onde podemos encontrar esse amor perdido na música do BEP(que tanto se assemelha a nossa realidade) ?Podemos encontrar amor em tudo que nos eleva a Deus … exemplo disso ?

Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
1 João 4:8

Quando conhecemos a Deus, percebemos o que Ele é, e quando descobrimos o que Ele é e praticamos aquilo que Ele fala através da bíblia … Quando praticamos o que está escrito na bíblia ai que descobrimos o que é na verdade o verdadeiro amor .

Quanto ao clipe que nos faz pergunta onde está o amor , talvez possamos concluir a resposta trazendo o que João traz aos irmãos em Cristo naquela época:

Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.
1 João 4:11

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *