Meu Tempo É de Deus ?

Parece que o que menos falta as pessoas hoje é tempo. As 24 horas do dia não são mais suficiente. Cada dia mais  a vida esta mais corrida, o ser humano hoje vive em busca de algo, seja um trabalho, curso, faculdade  não é errado buscar  essas coisas errado é quando elas roubam seu tempo com Deus.

O domingo é o dia que separamos nosso tempo para descansar no Senhor, entramos no descanso neste dia, dedicamos todo nosso tempo á Deus, vamos a escola bíblica dominical, depois voltamos a noite para o culto e por fim voltamos para casa.

Catecismo de  Heidelberg

Domingo 38 Pergunta 103: O que Deus ordena no quarto mandamento?

Resposta:  eu devo reunir-me fielmente com o povo de Deus, especialmente no dia de descanso, para conhecer a Palavra de Deus, para participar dos sagramentos, para invocar publicamente o SENHOR Deus e para praticar a caridade cristã para com necessitados.

Segundo: eu devo, todos os dias da minha vida, desistir das más obras, deixando o SENHOR operar em mim por seu Espírito. Assim começa nesta vida o descanso eterno.

O quarto mandamento citado aqui nesta pergunta é se refere  ao verso de “ Exo: 20. [8]“ Lembra-te do dia de sábado, para santificalo.

Lembrando que o significado da palavra (SHABAT) é descanso, e não um dia no sentido literal da semena. e o nosso descanso é o domingo. O descanso não está no domingo em sí, mas no que fazemos neste dia. Guardamos o domingo como o dia do SENHOR

  CFW capitulo 21.  primeiro porque desde o princípio do mundo, até a ressurreição de Cristo este dia foi o último da semana, e desde a ressurreição de Cristo foi mudado para o primeiro dia da semana, dia que nas Escrituras é chamado domingo, ou dia do SENHOR .

1Cor 16. [1]Ora, quanto à coleta para os santos fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galiléia.
[2]No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder, conforme tiver prosperado, guardando-o, para que se não façam coletas quando eu chegar.

Ato 20. [7]No primeiro dia da semana, tendo-nos reunido a fim de partir o pão, Paulo, que havia de sair no dia seguinte, falava com eles, e prolongou o seu discurso até a meia-noite.

 

este primeiro dia em nosso calendário é o domingo, a semana começa com o Senhor, este dia foi separado e santificado pelo Senhor. Neste dia o povo de Deus descança das suas obras, entramos neste santo descanso das nossas próprias obras, palavras, pensamentos, empregos, e nos ocupamos nosso tempo em exercicios públicos de particular e nos deveres de necessidade e misericórdia.

Heb4.  [9]Portanto, resta um repouso para o povo de Deus. [10] Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou das suas obras, como Deus das suas.)

 

  É fácil separar um tempo para Deus quando já há um dia que fazemos isto. No domingo fazemos tudo isto (aprendemos a Palavra de Deus, na escola biblica dominical e no culto, louvamos, oramos, ofertamos e ouvimos a Palavra de Deus transmitida pelo pregador ). Agora pergunto e no resto da semana? Alguém lembra a pregação de domingo o texto pregado e a mensagem passada?

O fato de Deus ter separado um dia para ele não quer dizer que não devemos separar tempo para ele durante a semana, devemos ler a Bíblia, meditar, orar, exercer piedade para com os irmãos.

Tia: 1. [22]E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.

Se você ouve a Palavra  domingo após domingo e não prática esta engando a você mesmo, é este o enfoque que  Tiago  da no [V22]. É necessário ouvir o Evangelho todos os dias porque esquecemos todos os dias,  enganasse você se acha que a pregação acaba no culto. Ela deve continuar em sua casa, durante a semana, deve ser meditada . conversada no jantar em familia, por isto é recomendado o culto no lar para a família separar um tempo para orar juntos, ler as Sagradas Escrituras.

Sal: 1.[2] Antes o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e noite,

Jos: 1.[8]  Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido.

Salmo 1.2.

O ponto chave do Salmos está ( prazer e medita de dia e noite) mas que “prazer” é este que o salmista fala? (antes seu prazer está na Lei do SENHOR) prazer esta ligado a emoção satisfação, contentamento, júbilo, alegria. e é isto ter alegria ao ler a Bíblia. Este prazer esta ligado a ler a Bíblia e se alegrar ao entender o que Deus tem revelado. E o salmista soma (prazer com meditar ) meditar é estudar, entender colocar em prática, (e na sua lei medita de dia e noite) este dia e noite significa em todo tempo constante não significa que você tenha de deixar suas obrigações para meditar 24 horas por dia a Bíblia, mas seja no trabalho, na escola, em casa seja onde for Você deve práticar em todo o tempo. Devemos ter prazer alegria de ler a Palavra de Deus e prática-la em todo o tempo essa alegria deve nos mover a práticar.

 

Josué 1.8

Em Josué o ponto chave vai de (Não deixe até está escrito). em Josué esclarece bem e nitidamente o práticar em todo o tempo,

( Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, ) veja não deixe de falar as palavras deste livro, não deixe de anunciar o Evangelho que esta nas Sagradas Escrituras, e novamente meditar, fale a todo tempo as boas novas do Evagelho por fim josué encerra o porque devo falar, práticar o que a Palavra de Deus diz, a todo tempo. (para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito.). 2.Timo: 4.[2] prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Timóteo nos reforça o que esta em Salmos e Josué.

você tem tido prazer, alegria de meditar nas Sagradas Escrituras? você tem práticado o que tem ouvido nas pregações de domingo? e lido nas Sagradas Escrituras?  ou tem gastado mais tempo no whatsap, facebook, instagram, ou vendo tv, ou tem estado ocupdado de mais para Deus.

É triste pensar mas tem cristão que só lê a Bíblia no domingo quando o Pastor ou o dirigente pede, para que leia a passagem, não tem o costume  de ler a Biblia em casa não separa um tempo para rever a pregação de domingo, ou assistir ou ouvir  uma boa pregação.

Quantas vezes olham o whatsap para ler mensagem, ouvir mensagem de voz, assistir videos, ou no facebook, agora imagine a maravilha que seria se um pouco desse tempo fosse usado da maneira certa fosse substituida pela  Leitura e Meditação da Palavra de Deus, será que essas pessoas não seriam ou estariam mais firmes ou confiariam mais em Deus diante de muitas coisas que acontecem.

O fato de ler a Bíblia não nos muda, ela nos causa mudança quando o Espírito Santo age por meio da palavra como meio da graça. Ai provoca arrependimento, mudança de vida.

Se o Espírito Santo não tirar a trava da ignorância nos dando o conhecimento e compressão da Palavra de Deus,  Por isto oramos antes de ler-mos as Sagradas Escrituras para que Ele nos ilumine a atue em nosso coração usando a Palavra de Deus viva e eficaz como meio da graça. Só podemos práticar em todo tempo aquilo que entedemos e compreedemos.

Dizer que meu tempo é de Deus e não ter tempo para as coisas de Deus, é roubar o tempo de Deus que ele te dá. Por isto existe as reuniões da igreja no meio da semana para comunhão dos irmãos, e meditação das Escrituras.

Irmãos não precisa ler um texto enorme fazer uma analise teologica do texto, é melhor ler um texto menor e compreendê-lo do que ler um texto enorme e não saber nada do texto que foi lido.

Aplicação

Ponto [1]

Busquemos a adiministrar nosso tempo,  um tempinho que seja, para entrar na presença de Deus na leitura das sagradas escrituras, pois quando você abre a Bíblia você esta  na presença de Deus.

Ponto [2]

Busque meditar em familia a pregação ouvida no domingo, separar um tempo com a família para Deus. E você verá o quão maravilhoso é quando separamos  tempo para o nosso Deus, o prazer de meditar que você terá. Desperte o prazer a alegria de ler a Bíblia, tendo alegria aotomaticamente fluirá a prática em todo o tempo.

 Corom Deo

Diante da Face de Deus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *