Californication, Influencia, Red Hot Chilli Peppers e o Evangelho.

Quem não se lembra da famosa música do Red Hot Chilli Peppers que estourou e até hoje muitos jovens como eu não lembram da melhor juventude possível! Aquele clipe que parecia você estar jogando com os integrantes da banda e aquela vontade de gritar junto com o Anthony : – DREEEAAMMM OF CALIFORNICATIONNN!
Mas todos sempre quando vão ver a letra desta música tão irada e de várias outras do RHCP, sempre ficam decepcionado com o conteúdo que não faz muito sentido. Algumas músicas parecem tão nada a ver que você acaba pensando que os cara são mais doidos inventando letras do que fazendo sua performance (que não é nada normal).
E é ai que quero me adentrar, quando por muita paciência fui traduzir essa música, algo abalou minha perspectiva de conteúdo ruim para um conteúdo muito bom. A letra faz muito jus ao que vemos na época do lançamento da música e de hoje. Vamos por partes (igual o Jack Estripador rs)
Californication (que no português fica mais ou menos californicação) foi uma gíria que a banda resolveu inventar para mostrar o quanto uma famosa cidade chamada califórnia poderia afetar a mente de qualquer cidadão ou então até uma nação. A influencia de california com todo conteúdo bizarro que se tem por trás das cameras de hollywood e da vida infame de pessoas famosas trazem consequências que o vocalista aborda no desenrolar da música como:

“ Espiões médiuns da China tentam roubar o júbilo de sua mente .Garotinhas da Suécia sonham com trechos da tela prateada (televisão) e se você quer esses tipos de sonhos é a californicação.

Através desta ideia que a banda quis proporcionar sobre a influência que uma cidade propõe sobre as pessoas, vamos ao que interessa. O que hoje importa para nós?
Na bíblia podemos ler muito sobre o influência e uma delas que bate muito com a questão da “californicação” é a parte em que Paulo adverte aos Efésios como veremos:

Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. Efésios 4:1-6 ”

O que Paulo quer se referir é tão profundo quanto a falar sobre nossa conduta aqui na terra, mas como o evangelho nos impacta através de nossa fé e nossa vida. E isso é o que acontece quando somos “californicados” … não, melhor: envagelicados. A verdadeira influencia deve ser o evangelho. Devemos “sonhar com o evangelho”, ver suas verdades e aplica- las de modo digno em que fomos chamados pelo noivo, Cristo.
“Envangelication”, Evangelicalização … Esse deve ser a nossa maior influência em nossas vidas para que olhemos não para California, mas para o Novo Céus e Nova Terra conforme João diz em Apocalipse 21. Que nossa influência seja do Reino e para o Reino de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *